quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Artesanato em Manaus

Existem muitas opções de artesanato local e as mais procuradas por turistas são os produtos com sementes da região, como colares de semente de cupuaçu, semente de açaí etc. Produtos com essências da Amazônia, entre sabonetes, hidratantes, esfoliantes e até aromatizantes de ambiente. E por fim, os bombons de cupuaçu e de castanha.

Nos shoppings de Manaus, como Shopping Amazonas e Shopping Manauara, você encontra todas essas opções, como também em hotéis e geralmente em lojas próximas aos pontos turísticos da cidade. Porém, são os centros de artesanato que oferecem maior variedade e melhor preço. 

No centro da cidade, temos o artesanato da Praça Tenreiro Aranha, que fica bem próxima ao porto e próxima do Palacete Provincial, entre a Av. Floriano Peixoto, a R. Guilherme Moreira, a R. Marcílio Dias e a R. Theodoreto Souto. As barraquinhas funcionam de segunda a sábado e na praça você também encontra um Centro de Atendimento ao Turista - CAT.





Ainda no centro, temos a Feira de Artesanato da R. Eduardo Ribeiro, esta rua fica entre o Teatro Amazonas e o Palácio da Justiça. A feira começa na esquina com a Igreja Matriz e segue até dois quarteirões antes do teatro. 

A feira é uma excelente opção porque reúne todo artesanato da Praça Tenreiro Aranha e ainda possui barracas para tomar um café regional, comprar biscoitos caseiros, como os de castanha, entre vários outros produtos, porém, funciona apenas aos domingos pela manhã. 









Outra opção é a Central de Artesanato Branco e Silva, localizada na Av. Mário Ypiranga, 1.999 (antiga R. Recife), bairro Adrianópolis, fica perto do Shopping Manauara. Além do artesanato local, você encontra trabalhos de artistas locais, como esculturas de madeira etc. O funcionamento é de segunda a sábado, sendo segunda-feira das 12h às 18h, terça-feira das 08h às 18h e sábado das 08h às 16h.


Escultura de madeira

Quanto aos bombons de cupuaçu, castanha etc., você encontra os da Bombons Finos da Amazônia principalmente nos shoppings. Uma dica, para quem pretende levar como lembrança para distribuir aos familiares e amigos, é comprar o pacote com 50 unidades ou a caixa com 100 unidades a um preço pouco mais atraente que a unidade.

Nenhum comentário: