domingo, 14 de julho de 2013

Usina Chaminé

O prédio foi contruído em 1910 pela empresa inglesa Manaos Improviments e tinha a finalidade de abrigar uma usina para o tratamento de esgoto da cidade de Manaus. Porém, nunca funcionou, uma vez que os representantes da empresa fugiram da cidade após uma revolta popular, motivada pelos altos preços cobrados, que culminou na destruição do escritório da empresa e no abandono das obras de serviços sanitários, ainda inacabadas.

Tempos depois, se tornou o Centro Cultural Usina Chaminé, que hoje possui três salas com a exposição permanente Sentidos da Amazônia, no andar de cima e, no andar de baixo, mais três salas com exposição temporária sobre arte rupestre. A visita é guiada e gratuita!

Além das exposições, o centro cultural possui o Espaço Criança, bastante espaçoso e com diversas atividades educativas para a criançada, porém durante a semana este espaço fica reservado para receber grupos escolares, sendo aberto ao público somente aos domingos.

O centro cultural está localizado no centro de Manaus, pouco após do Parque Jefferson Péres pelo acesso da Av. Lourenço da Silva Braga. A entrada é gratuita e o guia que nos conduziu estava muito bem preparado, apresentado a exposição com riqueza de detalhes. Para retirar dúvidas quanto a endereço, horários, e dias de funcionamento, visite o site da Secretaria de Cultura do Amazonas.











Nenhum comentário: