segunda-feira, 8 de julho de 2013

Serra do Tepequém - Roraima

A serra do Tepequém está localizada no Estado de Roraima, a 210 quilômetros de Boa Vista, no município  de Amajari. Para chegar até lá existe estrada de asfalto e ótima sinalização até a Vila do Paiva, que é a vila principal da Serra.

A Serra do Tepequém já foi palco de intensa e descontrolada exploração de Diamantes, mas após a proibição do garimpo no local, a principal atividade passou a ser o turismo, cujos principais atrativos são: Cachoeiras do Paiva, Barata, Sobral, Funil, Laje Preta e Laje Verde (descoberta recentemente), Platô (ponto mais alto do Tepequém), Paraíso das Araras, Enseada da Anta (uma área conservada onde pode-se observar facilmente vários animais, aves e insetos), caminho da Pedra Sabão (local que os moradores retiram a pedra sabão para a criação de peças artesanais), a vila do Cabo Sobral (um ponto alto do turismo, onde são encontradas casas antigas e resquicios do garimpo que foi praticado no Tepequém) e as grunas ou grutas subterrâneas.

Existem algumas pousadas no local e pontos de camping, que abrigam muito bem os turistas. Um local de destaque na hotelária é a estância Ecológica SESC, que possui ótima infraestrutura.



Cachoeira do Paiva



SESC
Paisagem vista do SESC

Um comentário:

Antonio de Pádua disse...

Nosso país é maravilhoso e possui uma riqueza enorme a ser vista. Pena que não esteja ao alcance da maioria.
Adorei as fotos, realmente muito lindas.